Publicado em: seg, mar, 2013

Projeto de tijolos ecológicos beneficiará Escolas Família Agrícola em Oeiras

O secretário estadual da Assistência Social, Francisco Guedes, participou na última sexta-feira 22, em Oeiras, do lançamento do Projeto Talentos Ecológicos, que objetiva capacitar jovens estudantes para a produção de tijolo ecológico e construção de estrutura de alvenaria. O curso já está sendo desenvolvido em outras comunidades e assentamentos, será aplicado pela Obra Kolping do Piauí.

O lançamento do projeto coincidiu com o Dia Mundial da Água, temática que é recorrente entre os alunos das escolas Família Agrícola. “Nossa preocupação com o meio ambiente foi um dos principais fatores para abraçar esse projeto de fabricação do tijolo ecológico, mas também a vontade de ver as próprias famílias construindo suas casas de forma segura e com um custo muito baixo, compatível com a renda das pessoas”, afirma Raimundo João, presidente da Obra Kolping do Piauí.

De acordo com Francisco Guedes, o Governo do Estado vem reforçando as parcerias com entidades da sociedade civil, como a Kolping e a Fundação Dom Edilberto, com a Escola Família Agrícola no sentido de promover cada vez mais a inclusão social. “Esse projeto além de trabalhar a consciência ambiental dos jovens, também promove geração de renda. Nossos jovens querem ficar aqui na região, perto de suas famílias, mas precisam de condições dignas para viver e a gente tem esse papel” afirma.

O projeto Talentos Ecológicos será implantado nas seis Escolas Família Agrícola que são coordenadas pela Fundação Dom Edilberto. O treinamento da primeira equipe está previsto para começar nos dias 11, 12 e 13 de abril e a intenção é que ao final de um ano de aprendizado, os jovens saiam sabendo produzir os tijolos e construir suas próprias casas. Está prevista ainda a criação de uma cooperativa para garantir melhor organização na produção e venda dos tijolos na região.

Secretário estadual da Assistência Social, Francisco Guedes.

Secretário estadual da Assistência Social, Francisco Guedes.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Faça um Comentário

XHTML: Você pode usar essas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>